Atividade: Ator
Nacionalidade: Britânico
Nascimento: 22 de julho de 1981
Idade: 34 anos

Personagem:
Rollo ou Hrolf Ganger ou em nórdico antigo: Göngu-Hrólfr ou Hrólfr Rögnvaldsson; em norueguês: Gange-Rolf, em sueco: Gångerolf, mais conhecido pelo apelido de Rollo “o Caminhante” ou “o Andarilho”(cerca de 860 – cerca de 932), líder viking, fundador e primeiro governante da Nomandia no período de 911 a 927. Existem controvérsias entre os historiadores, quanto à posição de Rollo no feudo da Normandia – se era a de um duque ou equivalente à de um conde carolíngio.
– Conquista da Normandia

A França, assim como outras regiões, sofria com constantes ataques dos povos Vikings que a saqueavam impondo-se pela força. Diferentemente de alguns outros vikings, a verdadeira intenção de Rollo era encontrar um local para se fixar. Assim, diante da força invasora o Rei Francês Carlos o Simples com a ajuda de Bernardo le Danois[4] [5] concordou em entregar uma ampla região costeira ao controle viking em troca da interrupção das invasões e saques. Esse acordo foi selado em 911, no Tratado de Saint-Clair-sur-Epte, que concedeu a Rollo a região em torno da cidade do Rouen, posteriormente denominada Normandia em referência à origem geográfica do povo que a ocupou.

Todos os Reis Franceses se ressentiam da “perda” da Normandia e a relação com os duques que a controlavam nunca foi totalmente pacífica, embora estes fossem vassalos daqueles.

Em 927, Rollo passou o feudo da Normandia para seu filho Guilherme Espada-Longa[6] . O seu bisneto, Guilherme, o Conquistador, tornou-se rei de Inglaterra ao conquistá-la em 1066, fazendo de Rollo o ascendente indireto de todos os monarcas Ingleses da dinastia plantageneta.

Após alguns séculos, o Rei João sem Terra da Inglaterra, irmão de Ricardo Coração de Leão, que como seus ascendentes também era conde da Normandia acabou por perder o controle daquela região para Filipe III de França, filho de São Luís.

Fonte: Wikipedia